
HISTÓRIA DA NUTRIÇÃO NA UFBA
O Conselho Universitário desta Universidade Federal da Bahia, que no momento era presidido pelo Magnífico Reitor Professor Edgar Santos, autorizou o funcionamento do curso de graduação em Nutrição em 1956, com os termos do Art.3° e decreto n°43704. A partir disso, a Escola passou a funcionar no Hospital das Clínicas. A organização estrutural desse estabelecimento era formada pela Diretoria, Secretaria e Biblioteca, as aulas eram ministradas não só no Hospital das Clínicas, mas também na Faculdade de Medicina. Nesse período, o curso obtinha quatro períodos, com duração de 4 anos e possuía 23 disciplinas. Apesar do funcionamento da Escola ter começado em 1956, seu reconhecimento só ocorreu 10 anos depois em 16 de agosto de 1966, pelo Decreto n° 59.085, publicado em 23 de agosto de 1966 no Diário Oficial da União. Com isso, em 1968 e 1969 foram criados os Departamentos e sua estrutura curricular foi reformulada. Sendo interessante lembrar que a partir de 1963 até 1967 a Escola de Nutrição passou a funcionar na antiga Faculdade de Arquitetura, que era localizada na Avenida Sete de Setembro, mas depois foi transferida para Rua Basílio da Gama, n° 6 no canela, permanecendo nesse local até maio de 1985, sendo seu local modificado novamente para a Avenida Araújo Pinho, n° 32, sendo até hoje seu local atual.
Ademais, em 1976, de acordo com a resolução 036/74 do Conselho Federal de Educação, a duração dos cursos de graduação em nutrição foi estabelecida em 2.880 horas, tendo um tempo mínimo de 3 anos, pela Lei 5276 de 26 de abril de 1967, a qual define o perfil do profissional e as funções da categoria. Entretanto, em março de 1985, entrou em vigor uma nova proposta curricular com 3.735 horas, 182 créditos, 10 semestres e 36 disciplinas.
A Escola de Nutrição da UFBA foi a 5ª a ser implantada no Brasil e a 1ª no Nordeste, tendo como 1º Diretor desta Escola de Nutricionistas da Bahia, o Dr. Adriano Azevedo Pondé, sua gestão durou por 15 anos, desde a fundação da Escola em 1956 até 1971. Após ele, assume o cargo a 1ª Diretora nutricionista do Brasil, Edite Tolentino de Souza Vieira.
Atualmente, a ENUFBA é localizada no Campus Universitário do Canela, sendo formado por 35 docentes, em que 51% são doutores, 43% são mestres e 6% são especialistas, que se dedicam ao Ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão. Já o quadro técnico-administrativo é composto por 13 servidores, presentes nos vários setores da unidade. A Escola tem a infraestrutura formada pelos laboratórios de Técnica Dietética, Controle de Qualidade, Bioquímica dos Alimentos, Bioquímica da Nutrição, Microbiologia dos Alimentos e Nutrição Experimental, além de manter um laboratório de informática para os alunos com 19 micros computadores e biblioteca informatizada. Ademais, a Escola ainda se destaca nas atividades de extensão para a população de Salvador e municípios próximos, pelos atendimentos que são realizados no Consultório Dietético localizado na própria unidade, nos ambulatórios Magalhães Neto do Hospital Universitário Professor Edgar Santos e no ambulatório do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador –CESAT da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
Para ter mais informações sobre a ENUFBA:
Referência bibliográfica:
Histórico | ENUFBA. Disponível em: <https://nutricao.ufba.br/node/3>. Acesso em: 31 out. 2019.
Imagens : Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde. Disponível em: <https://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/PGNUT/WebHome >. Acesso em: 31 out. 2019.