
A HISTÓRIA DA NUTRIÇÃO NO MUNDO
A história da nutrição como ciência teve início no século XX, devido aos avanços obtidos em fisiologia e principalmente no desenvolvimento da química fisiológica no século XIX (Toloza, 2003), esse surgimento no âmbito cientifico está relacionada com a disciplina “Higiene Alimentar” presente nos currículos dos cursos de Medicina do século XIX (Negri et al., 2017). Entretanto, é possível dizer que as relações entre a alimentação e a saúde começam a ser realizadas muito antes, visto que desde a Grécia Antiga a alimentação é observada como fator importante para preservação da saúde, como observado por meio da atuação de Hipócrates e a valorização que ele atribuia a uma dietética adequada, aliada com a prática de exercícios físicos (MOTTA; OLIVEIRA; BOOG, 2003). Acredita-se que Galeno também acreditava no potencial de cura e prevenção de doenças através dos alimentos (DINIZ, s.d.). Além disso, segundo Sônia Negri e colaboradores (2017), desde o século XVII, se têm estudos sobre a alimentação, os efeitos do peso corporal e também a relação da cura do escorbuto, por exemplo, com a prática alimentar. Ademais, ainda é possível evidenciar que o químico Antoine Lavoiser pode ser considerado como o “Pai da nutrição”, visto que ele forneceu grandes contribuições para o campo da calorimetria e do metabolismo energético pelos alimentos (Negri et al, 2017).
É válido salientar que os termos, dietética e nutrição, estão fortemente relacionados, já que, os dois referem-se aos alimentos de forma que promovam a recuperação, prevenção e manutenção da saúde do homem (Toloza, 2003). Assim, é necessário também evidenciar alguns registros da ocorrência da profissão de Dietista/Nutricionista pelo mundo. O registro mais antigo obtido em Nutrição acontece no Canadá, apontando a atuação de Irmãs da Ordem de Ursulinas em Quebec (1670), no ensino da Economia Doméstica. Além disso, o primeiro curso para formação de dietistas em âmbito universitário ocorreu em Toronto, em 1902, porém o exercício pioneiro dessa atividade se deu nas clínicas das antigas universidades europeias, juntamente com o surgimento da ciência da nutrição, através dos médicos que estipulavam uma dieta especial para os doentes, sendo as enfermeiras responsáveis pela realização do alimento (Toloza, 2003).
Referências Bibliográficas:
DINIZ, L. A dieta dos 300. Disponível em: <http://luciliadiniz.com/dieta-dos-300/>. Acesso em: 15 nov. 2019.
MOTTA, D. G.; OLIVEIRA, M. R. M.; BOOG, M. C. F. A formação universitária em nutrição. Pro-Posições, v. 14, n. 1, p. 69-85, 2003.
NEGRI, Sônia Teresinha De; et al. Reflexões sobre a história da nutrição: do florescimento da profissão ao contexto atual da formação. Revista Contexto & Saúde. vol. 17, n. 32. 2017.
TOLOZA, Daniela Cervo de. Nutricionista: um histórico da profissão até os dias atuais. 2003.

Hipócrates de Cós Século IV a.C Acreditava que a alimentação era fonte de cura e preservação da saúde

Primeiro registro da prática nutricional: irmãs da ordem de Santa Úrsula, no século XVII d.C Em Quebec, Canadá